ERA UMA VEZ UM HOMEM APAIXONADO PELA NATUREZA
E PELO ESTUDO DAS AVES.
A Naturconde de hoje começou por ser uma ideia visionária de um homem apaixonado pela natureza. O seu nome é Santos Júnior, figura incontornável da ornitologia portuguesa. Professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Santos Júnior tinha o sonho de criar, entre a freguesia de Mindelo e o rio Ave, um espaço de observação, estudo e inventariação das aves no seu meio natural. É assim que nasce em 1957 a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), a primeira área protegida em Portugal e uma das mais antigas da Europa, pioneira no âmbito da conservação.
Nos finais do século XIX, o território que hoje corresponde em parte à Naturconde já suscitava um enorme interesse entre os ornitólogos. A zona terminal do Ave em particular – o chamado “alagadiço” do Ave – oferecia ótimas condições de observação e pesquisa.
Em 1953, nas zonas húmidas dessa área, Santos Júnior e os seus colaboradores da Sociedade Portuguesa de Ornitologia dão início a um monumental trabalho de inventariação, marcando as aves com anilhas metálicas feitas à mão. Nos 30 anos seguintes, o professor e a sua equipa procederiam à anilhagem de mais de 78.000 aves, onde se incluem 19.000 rolas-bravas, o maior número alguma vez capturado na Europa por um único grupo de especialistas.
