Dia da Biodiversidade

No próximo dia 19 de outubro celebra-se a biodiversidade em Vila do Conde e em todo o Litoral Norte de Portugal, estendendo-se a importância deste dia, no entanto, a todo o país, pelo impacto que pode trazer à área protegida nacional. Agora com o nome de marca NATURCONDE, a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo (PPRLVC e ROM) abre as suas portas aos adeptos da natureza com uma nova face, na sequência de um processo de requalificação e valorização do território e das suas infraestruturas.

Apostada em continuar a desenvolver a sua importante atividade na conservação da biodiversidade e da cultura da região, a Naturconde propõe-se intensificar a criação de pontes de conhecimento, descoberta e lazer entre a natureza local e os amantes da vivência ecológica.

Predominantemente constituída por praias, cordões dunares e zonas húmidas, mas contemplando ainda áreas seminaturais e humanizadas, a Naturconde está vocacionada para a promoção ambiental, cultural e turística da Paisagem Protegida, e direciona a sua atividade principalmente para os mais jovens e para os visitantes que partilham o fascínio pela natureza. No entanto, a sua ação alarga-se também a um público muito mais vasto – biólogos, geólogos, fotógrafos profissionais, birdwatchers, estudantes, especialistas nos mais diversos domínios –, que encontra na área um espaço de relacionamento preferencial com a sua atividade profissional ou lúdica.

Perpetuando a visão marcadamente ecológica e ambientalista do professor Santos Júnior, que em 1957 fundou a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), que viria a estar na origem do atual espaço, a Naturconde posiciona-se nesta nova fase de desenvolvimento como uma área de intransigente defesa e divulgação da vida, que se quer afirmar nacional e internacionalmente.