Continuar o Legado do Prof. Santos Júnior

Inicialmente uma ideia visionária de um homem apaixonado pela natureza, a Naturconde de hoje é o resultado do trabalho ímpar do professor Santos Júnior, figura incontornável da ornitologia portuguesa. Docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Santos Júnior criou aqui, em 1957, a Reserva Ornitológica do Mindelo (ROM), a primeira área protegida em Portugal e uma das mais antigas da Europa. E nos 30 anos seguintes, juntamente com a sua equipa, procederia à anilhagem de mais de 78.000 aves, onde se incluem 19.000 rolas-bravas, o maior número alguma vez capturado na Europa por um único grupo de especialistas.

Esta extraordinária iniciativa fez história e traduziu-se num monumental trabalho de inventariação, com resultados importantíssimos para o estudo geral da avifauna e de outros grupos zoológicos. Mais tarde, já em 2009, na sequência de um processo de reordenamento, a ROM passou a fazer parte da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, que em 2018 adotou a marca Naturconde.

Na senda do legado do professor Santos Júnior, o Projeto Naturconde ambiciona promover os valores ambientais em termos regionais, nacionais e internacionais, constituindo-se como um projeto assente em quatro grandes princípios de orientação: sustentabilidade, educação, investigação e turismo.

A gestão do meio ambiente e dos seus recursos, conservando os serviços de ecossistema que este nos garante naturalmente, é para a Naturconde uma prioridade, que coloca a sustentabilidade acima de tudo. Por outro lado, através de programas e percursos temáticos que permitem um relacionamento mais direto com a paisagem e com os “habitantes” da área, a Naturconde proporciona um Turismo de Natureza
em total liberdade, que mexe com as emoções dos seus visitantes e constitui uma experiência única, mesmo quando repetida.

Paralelamente, as atividades da Naturconde estão essencialmente focadas na educação ambiental. Para além de partilhar conhecimento, o espaço transmite, principalmente às crianças e aos jovens, a importância de respeitar a natureza e preservar o seu futuro. Mas a tudo isto, a Naturconde junta ainda o estudo e a investigação, que são aqui estimulantes e com enorme potencial. O conjunto de habitats e a variedade das suas populações são um forte incentivo à pesquisa.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *