A área evidencia um especial cenário paisagístico-natural fruto do bom estado de conservação do seu cordão dunar. Na frente de Mindelo, as dunas são um elemento fundamental no combate à forte erosão a que este trecho do litoral se encontra sujeito e constituem a primeira defesa contra o avanço do mar.

A importância da Paisagem Protegida está intimamente ligada aos valores naturais do litoral e costeiros, nomeadamente a todo o cordão dunar da área da antiga ROM, que inclui as áreas agrícolas inerentes aos sistemas agromarinhos e a zona do charco natural permanente. Mas o mesmo acontece com as zonas envolventes dos estuários dos rios Ave e Onda e da ribeira de Silvares, assim como com os charcos temporários e depressões húmidas intradunares.

As dunas litorais portuguesas albergam uma flora muito específica e altamente especializada na colonização dos biótopos adversos, sendo reconhecidas pelas suas singularidades florísticas. Tal deve-se ao facto de se verificar aí uma transição gradual entre o “mundo atlântico” e as costas mediterrânicas. O litoral norte de Portugal Continental representa o extremo meridional dos territórios costeiros de carácter atlântico, pelo que a sua vegetação, ainda que predominantemente atlântico-europeia, inclui um número considerável de elementos mediterrânicos que a tornam ímpar.